(27) 3324-1333

Provas de Título e Áreas de Atuação

showcase image

O Título de Especialista em Psiquiatria é essencial para o exercício da especialidade, que qualifica e certifica os conhecimentos técnicos e científicos necessários, além de valorizar o exercício da profissão. Conforme o Código de Ética Médica, em seu capítulo XXI, é vedado ao médico “anunciar títulos científicos que não possa comprovar e especialidade ou área de atuação para a qual não esteja qualificado e registrado no Conselho Regional de Medicina”.

Organizada e realizada pela ABP, sob os critérios estabelecidos pela Associação Médica Brasileira – AMB, responsável pela concessão do Título de Especialista, de acordo com as Resoluções 2.146 e 2.149, ambas de 2016, do Conselho Federal de Medicina – CFM, a Prova de Título acontece anualmente, no primeiro dia do Congresso Brasileiro de Psiquiatria - CBP. Para os psiquiatras que já possuem Título de Especialista, podem se especializar ainda mais obtendo o Certificado de Área de Atuação. São quatro grandes áreas em que o psiquiatra pode atuar: Psicoterapia, Psicogeriatria, Psiquiatria da Infância e Adolescência e Psiquiatria Forense.

Mudanças na prova de Psicoterapia

Neste ano, a prova de Psicoterapia teve seu formato modificado visando atender melhor os candidatos desta Área de Atuação. Em 2018, o candidato poderá escolher uma categoria de Psicoterapia para realizar a prova com questões direcionadas a ela:
Psicoterapia Psicodinâmica;
Terapia Cognitivo Comportamental – TCC;
Psicoterapia Interpessoal;
Psicoterapia de Família; e
Grupo Terapia.

Editais:

Título de Especialista em Psiquiatria – TEP | Retificação do Edital n.º 01 de 14 de maio de 2018